Sempre usei Windows. Digo sempre porque tenho fotos de mim com 7-8 anos, na frente do Windows XP. O que eu estava fazendo lá eu não sei, mas ok.
E claro, sempre tive a curiosidade de saber como é o Mac. Ter a experiência de usar o sistema da Apple, e poder dizer o porque ele é pior que o Windows (kkk).
Mas, de 2 anos pra cá, comecei a trabalhar muito com design gráfico, web design e outras atividades relacionadas a arte e criatividade. E claro, sempre ouvi dizer que o Mac era ideal para esses casos.
Então decidi comprar um Macbook. E foi o Air M1 2020. Isso já fazem 3 meses.
E sem enrolar mais ainda, levantei 4 pontos muito positivos do Mac, em relação ao Windows.
Estética agradável

Aqui não tem discussão. O Mac é muito mais bonito e agradável de se usar.
Os ícones são mais amigáveis, e talvez um pouco infantilizados, mas ainda assim, é melhor do que tudo quadradão igual ao Windows.
Quando você vai instalar algo no Windows, ainda aparecem aquelas telas de disquetes igual ao Windows 95/XP. Poxa, já é 2021 né Microsoft?
Talvez digam que é subjetivo se isso a estética bonita é positiva ou não, mas ninguém nega que é muito bom mexer nas configurações do Mac e também em outros aplicativos, até mesmo não oficiais.
E com isso, faço ligação com o próximo ponto.
(Felipe do futuro) Revisando o texto, lembrei de citar: a sombra das janelas é um toque sutil, mas que me agrada muito.
Padronização dos aplicativos

Basicamente, parece que todo aplicativo no Mac, é um app oficial e nativo do computador.
Isso porque tudo é muito bem padronizado. Quando eu instalo um novo aplicativo, eu já sei que no carto esquerdo superior, eu posso clicar no nome do aplicativo e vai ter as preferências para eu fazer os ajustes conforme o que eu quero.
As aplicações se integram entre si e também com o sistema.
Isso parece óbvio: os aplicativos se integrarem ao sistema operacional. Mas no Windows não é bem assim.
Eu não quero ser chato de falar toda hora que no Windows é diferente, mas é sempre importante traçar um parelelo entre os dois sistemas, até mesmo para eu dar pra você, exemplos mais tangíveis, caso você nunca tenha usado Mac.
O Windows é um mato sem dono. Cada programa funciona de um jeito diferente.
Uns parecem que foram feitos para o Windows 8, com janelas bem coloridas e sem abas. Outros parecem Windows XP com aquele fundo cinza antigasso e um botão X vermelho bem característico.
Resumindo, quando você instala um aplicativo no Windows, você nunca sabe o que vai vir.
Simplicidade na utilização

Como pode cara, eu fiquei abismado.
Algumas coisas são muito mais simples no Mac, principalmente no Macbook que estou usando. Por exemplo:
A transição entre aplicativos em full screen. Eu sinto que o Mac te força a trabalhar em um aplicativo por vez. E não acho isso ruim.
Gosto de me concentrar em uma coisa de cada vez. Mas, os gestos do trackpack dão uma agilidade absurda para mudar de aplicações.
Pra mim já é natural deixar o Whatsapp aberto em uma tela, o Safari em outra e o Photoshop, e faço a troca de apps de forma muita rápida só passando três dedos pelo track.
Loja de aplicativos que é útil

Se você já usou iPhone ou Mac, pode dar risada do que vou dizer.
Eu nunca tinha usado a App Store, e agora descobri que ela é incrível. Às vezes eu abro só pra ver as seleçõs dos editores, e encontrar aplicativos novos que eu nem preciso. Mas é que ela é tão bem feita que eu fico ficcionado em poder mexer.
Nunca pensei que uma loja de aplicativos podia funcionar em um computador. Acho que foi porque a loja do Windows é um lixo completo. Aquilo não funciona nem dando tranco.
Fica meus parabéns para a Apple por manter uma loja de aplicativos que é útil. Atualizada de forma constante, sempre traz serviços inovadores e que agregam no meu dia a dia.
E assim finalizo essa lista com 4 pontos positivos que eu vejo no Mac.
Claro que são somente algumas coisas na minha visão de designer, e existem vários outros pontos relacionados a produtividade, organização e tudo mais, que eu vou trazer em outros posts.
E você, também gosta do Mac? Ou prefere Windows? Deixe seu comentário aqui embaixo pra gente conversar.
Vlws 🤙🏼